E-PAPER(papel eletrônico)

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O Ciberespaço das Lan Houses

"As Lan houses são um espaço que tende a crescer não só nos grandes centros, mas principalmente no interior. Isso porque este espaço possui como ferramenta de entretenimento, o computador, em especial, a Internet, meio que atrai todos os tipos de públicos, mas alcança em especial um público instável, os adolescentes. Através deste artigo, com bases empíricas e teóricas concluí-se a importância das Lan Houses como meio de acesso ao ciberespaço e formação de uma nova sociabilidade. Comprova-se através da pesquisa feita nas Lan Houses de Arcos e com os alunos da PUC Minas em Arcos, que este espaço proporciona não só aos alunos, mas a todos aqueles que não possuem computador maior facilidade e comodidade, fazendo-os sentir parte integrante da globalização. Este artigo contribuirá para a compreensão da importância das Lan Houses e dos comportamentos que são delineados dentro deste espaço e no ciberespaço. Amenizando, assim, o que as pessoas acreditam ser .exclusão digital. e proporcionando maior alcance às informações em tempo real e também para o entendimento do mundo ciber. A Internet possibilita um leque de informações, que alcançadas em tempo real, tempo unificado ao espaço, possibilita as pessoas uma viagem incrível ao mundo ciber. É neste mundo constituído por diferenças e afinidades que vai se delineando um mundo surreal, onde é possível experimentar a liberdade. A citação de Pierre Lévy enfoca esse mundo fantástico, o mundo ciber, o qual você pode encontrar logo ali em uma esquina,Em uma Lan house.”
(A utilização das Lan Houses na formação de uma nova sociabilidade dentro e fora do ciberespaço PINHEIRO, Pollyana Resende).
"a Internet é um espaço de comunicação propriamente surrealista, do qual nada é excluído, nem o bem, nem o mal, nem suas múltiplas definições, nem a discussão que tende a separá-los sem jamais conseguir. A Internet encarna a presença da humanidade a ela própria, já que todas as culturas, todas as disciplinas, todas as paixões ai se entrelaçam. Já que tudo é possível, ela manisfesta a conexão do homem com sua própria essência, que é a aspiração a liberdade." (LÉVY,1999, p.12)

10/09/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO GNU/Linux

Projeto GNU, em computação, é um projeto iniciado por Richard Stallman em 1984, com o objetivo de criar um sistema operacional totalmente livre, que qualquer pessoa teria direito de usar, modificar e redistribuir o programa e seu código fonte, desde que garantindo para todos os mesmos direitos.
Este sistema operacional GNU deveria ser compatível com o sistema operacional UNIX, porém não deveria utilizar-se do código fonte do UNIX. Stallman escolheu o nome GNU porque este nome, além do significado original do mamífero Gnu, é um acrônimo recursivo de: GNU is Not Unix (em português: GNU não é Unix).
A partir de 1984 Stallman e vários programadores, que abraçaram a causa, vieram desenvolvendo as peças principais de um sistema operacional, como compilador de linguagem C, editores de texto, etc.
Em 1991 o sistema operacional já estava quase pronto, mas faltava o principal, que é o kernel do sistema operacional. O grupo liderado por Stallman estava desenvolvendo um kernel chamado Hurd. Porém, em 1991, um jovem finlandês chamado Linus Torvalds havia criado um kernel que poderia usar todas as peças do sistema operacional GNU. Este kernel ficou conhecido como Linux, contração de Linus e Unix.
Atualmente, o sistema operacional GNU com o kernel Linux é conhecido como GNU/Linux, que é como o projeto solicita aos utilizadores que se refiram ao sistema completo, embora a maioria das pessoas se referem ao sistema apenas como Linux por uma questão de comodidade.
Mas o próprio Linus Torvalds discorda da nomenclatura GNU/Linux, chamando seu Sistema Operacional apenas de Linux. A discussão e desentendimento entre Stallman e Torvalds prosseguem acerca da correta nomenclatura a respeito do Sistema, arrastando também as opiniões dos inúmeros usuários e desenvolvedores do Sistema GNU/Linux (ou apenas Linux).
Wikipédia, a enciclopédia livre.
SET/2009.